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Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, o que não fazer?

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Um verdadeiro líder é capaz de colocar a empresa no caminho certo, contribuindo para o desenvolvimento da equipe e estimulando-a à ação. Por isso, é importante conhecer algumas dicas de liderança e entender o que se deve e, principalmente, o que não se deve fazer.

Pensando nisso, criamos este post com 6 dicas de liderança incríveis! Continue a leitura e confira!

Afinal, o que faz um verdadeiro líder?

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que nem todo chefe é um líder, assim como o contrário também é válido. Existem líderes que não ocupam um cargo de comando dentro da empresa, mas possuem seguidores ávidos. Para ser considerado um líder, mais do que poder de comando, é preciso competência para influenciar outras pessoas.

Essa influência é construída ao se tornar um referencial no que faz, alguém exemplar e que inspira resultados exponenciais. Por isso, a primeira lição é simples: seja o exemplo que deseja ver. O sucesso da liderança pode ser construído a partir desse ponto.

As 3 principais atitudes positivas

Quais são as características dos líderes mais bem-sucedidos? Certamente são muitas. É possível falar sobre a capacidade de se comunicar adequadamente e de ter clareza no que diz respeito ao seu propósito de atuação. Veja, agora, 3 atitudes positivas muito importantes:

  1. Atuar como um protagonista: é preciso desenvolver a competência de assumir responsabilidades, de se posicionar à frente do grupo e abraçar o que deve ser feito. Todo líder é um protagonista, observado e respeitado pelos outros à sua volta.
  2. Possuir habilidades interpessoais: um bom líder sabe conectar pessoas, fazendo com que elas atuem de forma conjunta para alcançar metas. Além disso, consegue lidar com conflitos, contribuindo para que sua equipe seja mais unida.
  3. Transpirar ousadia e insatisfação: todo líder de alta performance não deve se acomodar, pois sabe que pode (e deve) alcançar resultados ainda maiores. Para tanto, é preciso abraçar inovações, tecnologias e ferramentas que possam auxiliá-lo.

As 3 principais atitudes negativas

Algumas situações precisam ser evitadas no dia a dia dos líderes, como a baixa autoestima ou o medo de correr riscos calculados. Muitas vezes, as fraquezas de um líder se refletem na equipe, por isso é indispensável eliminá-las. Veja as principais atitudes negativas:

  1. Falta de disciplina: todo líder deve saber gerenciar adequadamente o seu tempo, focando no que é importante. Para tanto, precisa ter disciplina. O líder deve ser o primeiro a chegar e o último a sair da empresa.
  2. Pouca ou nenhuma empatia: não saber se colocar no lugar dos outros e ouvir seus problemas é um grande erro. Hoje, o líder também desempenha o papel de mentor, ouvindo a equipe e dando bons conselhos.
  3. Baixa inteligência contextual: essa característica refere-se à capacidade de fazer escolhas analisando tudo a sua volta. Na ausência dela, um líder não consegue adotar uma postura adequada à situação em que se encontra num determinado momento.

Ao fazer uso das dicas citadas em seu dia a dia, você vai poder atuar de forma mais estratégica, assertiva e produtiva. Logo, será um líder de destaque!

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