Pular para o conteúdo

Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade?

  • por
Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade?

Como reduzir os custos do meu motel e aumentar a lucratividade?

O gerenciamento de motéis exige soluções que descompliquem a vida dos gestores. Atuar em múltiplas frentes pode gerar gastos excessivos. Portanto, reduzir custos deve ser o foco de ações integradas.

Como organizar, por exemplo, o trabalho dos profissionais de copa e cozinha e, ao mesmo tempo, conferir se as cobranças estão sendo feitas corretamente? Paralelo a todas essas demandas, ainda há a constante necessidade de melhorar a qualidade dos serviços.

Parece brincadeira, mas já existe até a profissão de testador de motel, tamanha é a competitividade do setor. Por isso, focar em diminuir custos deve ser parte de uma estratégia de sucesso.

A seguir, saiba alguns segredos que lhe ajudarão a reduzir os gastos do seu empreendimento!

Redução de custos por meio do autoatendimento

Motéis operam 24 horas por dia. Sendo assim, para garantir o atendimento de todos os clientes, não importa o horário que cheguem, é preciso uma equipe de atendentes sempre a postos na entrada do estabelecimento.

Uma das formas de reduzir custos é justamente enxugando essas equipes, com a implementação de um sistema de gestão que possibilite o auto atendimento.

Isso significa mais agilidade para o cliente e menos profissionais dedicados apenas à recepção, que poderão ser realocados em outras funções.

Otimização do trabalho das camareiras

Um ponto que pode ser tornar crítico na gestão moteleira é a ociosidade das camareiras. Isso acontece principalmente se a taxa de ocupação estiver baixa, mas em períodos de maior movimento, as profissionais precisam estar sempre em atividade.

Dessa forma, saber quanto tempo uma camareira esteve ociosa ao longo de um período pode ser uma forma de reduzir custos. Isso pode ser feito com a montagem de relatórios gerenciais que informam o tempo trabalhado.

Assim, a jornada de trabalho pode ser ajustada de acordo com as reais demandas, sem desperdício de tempo e recursos.

Automação elétrica de suítes reduz gastos

O uso consciente da energia elétrica é fundamental até para pessoas físicas. Em empresas, já é ponto pacífico que o consumo energético é questão de sobrevivência.

Um software de gestão que controle de forma eficaz a automação elétrica de suítes pode ser uma poderosa ferramenta para reduzir custos.

Isso pode ser feito pelo acionamento e desligamento automático de luzes e portões, os dispositivos mais acionados na maioria dos quartos.

Estoques podem ser melhor controlados

Controlar os estoques de mercadorias é outro ponto crítico na gestão moteleira. Conhecer o básico sobre controle de estoques já ajuda, mas chega um ponto em que torna-se complicado demais gerenciar o fluxo sem apoio da informática.

O assunto exige a maior atenção, já que a falta de controle faz com que as perdas aumentem, seja por má gestão, desvios ou mesmo por negligenciar o prazo de validade de itens perecíveis, principalmente alimentos.

Arquitetura ajuda a poupar energia

A tecnologia é uma aliada para gestores de motéis pouparem despesas, mas existem outras formas de economia conhecidas e tão eficientes quanto a implementação de softwares.

A arquitetura é uma delas. Afinal, com um projeto arquitetônico que contemple o uso otimizado da luz natural, certamente serão poupadas horas de consumo de eletricidade e muitos kilowatts deixarão de ser contabilizados.

Se por um lado há o gasto com a contratação de um profissional, por outro será possível reduzir custos ao longo do tempo, com contas de energia menos pesadas.

Então, o que achou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre conhecimento sobre gestão moteleira!