Pular para o conteúdo

Entenda como melhorar a gestão do seu motel

  • por
Entenda como melhorar a gestão do seu motel

Entenda como melhorar a gestão do seu motel

Como em qualquer tipo de negócio, um motel precisa ser bem administrado para que o esforço se transforme em valor. É importante saber como melhorar a gestão para que o potencial da empresa seja maximizado.

Nem sempre uma empresa com uma gestão competente vai prosperar: existem inúmeros outros fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso de uma empreitada. Mas uma coisa é fato: qualquer tipo de negócio mal-administrado está fadado à ruína.

Neste artigo, vamos explicar melhor como melhorar a gestão do seu motel! Boa leitura!

Identifique gargalos nos processos de trabalho

É responsabilidade do gestor identificar gargalos em processos de trabalho que prejudiquem o bom andamento do negócio.

Em um motel, por exemplo, uma única pessoa na recepção pode ser um fator responsável por uma longa fila de carros na entrada do estabelecimento e uma consequente redução da ocupação potencial do local.

O trabalho do gestor é catalogar e descrever em detalhes o funcionamento de todos os processos da empresa e, caso sejam identificados gargalos, elaborar possíveis soluções.

No exemplo acima, reforçar o time da recepção ou informatizar e automatizar parte do trabalho são ideias que podem resolver o problema.

Tenha formas de mensurar os resultados

Para saber se o negócio vai bem, é preciso avaliar muito mais que apenas o faturamento da empresa. É importante estabelecer métricas relevantes que demonstrem se o trabalho está trazendo ou não resultados efetivos.

Portanto, além de medir o dinheiro que está entrando e saíndo, é importante mensurar a taxa de ocupação, o tíquete médio, os horários de pico e quaisquer outros indicadores chave de desempenho da empresa.

Como melhorar a gestão com a tecnologia

Um bom software de gestão pode mudar a dinâmica do seu negócio. Com a capacidade de automatizar boa parte da burocracia e simplificar processos administrativos, ferramentas informatizadas conseguem agilizar o trabalho ao mesmo tempo que aumentam a confiabilidade das atividades.

Já existem soluções personalizadas para o setor de motéis, que integram em um único programa o sistema de reservas online, estoque, atendimento e até módulos fiscais para o pagamento de tributos.

A tecnologia está transformando a forma que os negócios são feitos e nos motéis isso é muito perceptível. Com o software certo, um cliente pode se hospedar, comprar refeições e pagar pela estadia sem nenhum tipo de interação humana, algo que faz muita diferença em uma área em que a privacidade é fundamental.

Conheça as opções de softwares que podem potencializar a gestão do seu motel e faça uso deles para os melhores resultados possíveis.

Invista na capacitação da equipe

Em qualquer tipo de negócio, é fundamental que o time seja afiado e consiga executar suas tarefas com excelência, mas em uma área relacionada a hospitalidade como é a hotelaria, é ainda mais importante que a equipe esteja bem capacitada.

Invista em treinamentos e cursos que possam melhorar o desempenho dos colaboradores e colha os resultados de médio e longo prazo dessa iniciativa. Uma empresa é feita de pessoas e processos e é um dever da gestão administrar ambos.

E agora que você já sabe como melhorar a gestão do seu motel, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre esse tema? Esperamos você!