Pular para o conteúdo

5 dicas para diminuir gastos com energia em motéis

  • por
5 dicas para diminuir gastos com energia em motéis

5 dicas para diminuir gastos com energia em motéis

Nem sempre diminuir os gastos com energia de um motel é uma tarefa fácil. Em um ambiente onde o entretenimento dos clientes é o foco principal, a redução de energia sempre fica em segundo plano. No entanto, existem alguns segredos que podem te ajudar a proporcionar o mesmo conforto e descontração sem comprometer suas finanças.

Felizmente, a energia elétrica pode ser reduzida de diferentes formas dentro de um motel, a começar pela troca de alguns equipamentos mais eficientes, como as lâmpadas de LED, por exemplo. Ainda que seja necessário um novo investimento, os resultados com a conta do final do mês podem ser surpreendentes do ponto de vista econômico.

Quer descobrir quais são as soluções para reduzir os gastos com energia? Então acompanhe as nossas dicas!

1. Troque as lâmpadas convencionais por LED

Para quem está interessado em economizar energia, a troca de lâmpadas convencionais por LED é o primeiro passo para reduzir até 70% do consumo geral. Por conter mercúrio em sua composição, as versões de lâmpadas incandescentes consomem uma quantidade menor de energia, ao contrário das lâmpadas comuns. Ou seja, ainda que as LED sejam mais caras, o investimento vale a pena para a economia no seu motel.

2. Utilize claraboias

Para aproveitar a luz solar e ainda evitar o desperdício de energia, as claraboias são uma alternativa viável para um motel. Além de ventilar o local, essa solução chega a iluminar até oito vezes mais do que uma janela comum, por isso dispensa o uso de lâmpadas durante o dia.

Nesse caso, nossa sugestão é pesquisar lugares estratégicos, como os corredores de serviço, por exemplo, a fim de aproveitar bem esse benefício.

3. Opte por aquecedores de água

O chuveiro é o grande vilão quando se trata de consumo de energia. Contudo, instalar aquecedores de água, como um boiler, é uma saída interessante, principalmente para os motéis que possuem muitos quartos e, consequente, chuveiros.

Porém, lembre-se de instalar sempre o aparelho próximo dos pontos de consumo e pesquisar modelos que sejam de acordo com necessidade.

4. Automatize os aparelhos

A automação dos equipamentos elétricos do seu motel é essencial para lidar, principalmente, com os clientes que desperdiçam energia com frequência, ajudando a reduzir os custos.

Com a ajuda de softwares, você pode inserir temporizadores, permitindo que cada aparelho funcione mediante determinado tempo. Essa mesma ideia é válida para monitorar a energia dos quartos, quando não há mais hóspedes presentes.

Outra sugestão é instalar sensores de presença nos corredores, assim você reduz o consumo de energia, já que as lâmpadas só serão ativadas automaticamente quando alguém transitar pelo local.

5. Limpe periodicamente o ar-condicionado dos quartos

Além de automatizar o aparelho, desligando quando não tiver hóspedes no quarto, é necessário tomar alguns cuidados com relação à manutenção do ar-condicionado.

Para evitar o consumo alto de energia você precisa fazer limpezas periódicas, o que inclui limpar sempre os filtros, já que a sujeira pode impedir a circulação do ar e, assim, consumir mais eletricidade.

Como mostramos, existem várias maneiras de evitar os gastos com energia em um motel, basta tomar decisões estratégicas. Gostou do nosso artigo? Então curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de outras dicas incríveis para otimizar o seu negócio!