Pular para o conteúdo

3 dicas para quitar as dívidas de sua empresa

A falta de informação pode ser um dos maiores inimigos na hora de acertas as contas, por isso busque entender o que é preciso fazer para não ter dor de cabeça no setor financeiro

dividas - sistema- gestão


Momentos de crise econômica costumam impor vários desafios para as empresas. No caso das que já têm dívidas acumuladas, a situação pode se tornar ainda mais difícil. Muitas, no desespero, acabam fechando as portas. Mas não tome medidas extremas antes de esgotar todas as possibilidades. Às vezes, a falta de informação é o principal inimigo. Existem diferentes maneiras de solucionar contas no vermelho e evitar que elas destruam seu negócio.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Gerenciar

Em muitas empresas, os problemas financeiros surgem por causa da má gestão das informações. Por isso, é essencial utilizar um software que faça o controle para você. O Sismotel, por exemplo, permite controlar o fluxo de caixa pelo computador e também pelo smartphone, disponibilizando relatórios periódicos que ajudam o empresário a rever e controlar os gastos.

Renegociar

Renegociar dívidas não é bom e você precisa saber disso. O montante devido vai aumentar, porque você pagará mais juros. Mas, para um momento de crise na empresa, essa pode ser uma alternativa interessante. Com a renegociação, você pode conseguir mais prazo, parcelas menores e, às vezes, até um período de carência. Isso pode aliviar seu fluxo de caixa e lhe dar munição para melhorar a arrecadação.

Priorizar

Se a situação está crítica e você não tem como pagar tudo que deve, escolha o que quitar, levando em consideração principalmente a taxa de juros (pague primeiro as que têm taxas mais altas), mas não esquecendo serviços e fornecedores que são essenciais para seu negócio.